8.1.11

Salvem Villa Lobinhos!


O projeto Villa Lobinhos pode acabar este mês por falta de recursos financeiros. A única professora que continua no projeto é uma ex-aluna, Mayra Vieira.

Aos vinte e dois anos de idade, a educação musical abriu portas para ela, que hoje faz questão de dar a mesma chance a outros adolescentes.Os outros dez professores e o maestro tiveram que ser dispensados e dos cinquenta alunos, apenas onze continuam tendo aulas.

A idéia de patrocinar a educação musical de jovens carentes foi de Walter Salles. Depois de sua morte, em 2001, a família ainda deu continuidade ao patrocínio da escola por uma década, mas, este ano, o repasse de dinheiro acabou. Segundo Marcos Sanches, coordenador executivo do projeto, a Villa Lobinhos ainda não conseguiu uma parceria forte e, se a situação não mudar, vai fechar as portas em fevereiro.



Pelo menos 140 adolescentes já integraram o grupo que trabalha com o objetivo de profissionalizar os jovens. O custo para manter 50 alunos com custo de passagem, um lanche e professor é de 35 mil reais por mês. A escola recebe alunos com idade entre 12 e 18 anos, vindos de escolas públicas e com boa frequencia e notas. Viviane Costa mora em Caxias, vem duas vezes por semana ao centro do Rio para realizar um sonho. Usar a música para seguir a carreira militar e melhorar de vida. Para alunos e professores só de pensar na idéia de ver violões, violoncelos e violinos silenciados, faltam palavras...e perspectivas.