Esse é um blog para se falar em amor. Em como ter relações pessoais melhores. Estou fazendo um vídeo de homenagem aos 35 anos de dedicação de um funcionário a uma multinacional. Olhei ao redor e percebi que exige esforço gostar do que se faz. Muitas vezes têm-se motivos de fato para reclamar, contudo, gostar do que você está realizando faz toda a diferença na sua vida.
Uns dirão que é muito fácil dizer isso trabalhando na área em que me formei, fazendo o que gosto. A esses, respondo que entrevistei pessoas que fazem algo com o qual nunca sonharam, como varrer as calçadas, mas que têm uma postura positiva perante a vida e fazem a diferença entre os colegas.
Fazer um vídeo de 25, 30, 35 anos de atividade em uma mesma empresa leva-me a pensar sobre como nos relacionamos com a nossa atividade. Se vocë decide gostar do que faz, vai levar a vida com mais suavidade. Se vê utilidade na sua função, vai ser visto de forma diferente também.
Imagine passar 35 anos ao lado de alguém queixoso, que não gosta do que faz, do patrão, dos colegas. Infelizmente acostuma-se com tudo, como diria Cecília Meireles. Entretando, é no trabalhao que passamos a maior parte do dia, nele fazemos amigos, empenhamos nossas forças. O trabalho dignifica, permite que se exerça cidadania.
Fui buscar músicas e poemas sobre trabalho. Decepção.
LI VÁRIOS POEMAS E A MAIORIA TRAZ O TRABALHO COMO ALGO PESADO, INDESEJADO, RUIM. UMA HERANÇA, TALVEZ, DA COLONIZAÇÃO ESCRAVAGISTA.
TRABALHAR É DEDICAR TEMPO. FAZER O QUE GOSTA, SE POSSÍVEL, MAS DE TODA FORMA, FAZER HISTÓRIA: A SUA HISTÓRIA.
O poema abaixo estará aberto para votação no banco da cultura do overmundo a partir de quinta-feira. É o encerramento do meu vídeo. Quem gostar pode entrar no www.overmundo.com.br e votar. Abraços.
CIDADANIA,
O ALIMENTO DE CADA DIA,
CASA,
A ESCOLA DOS FILHOS ,
LAZER,
NOVOS SONHOS
NOVAS METAS...
SUOR, DESAFIOS, ANGÚSTIA,
SAUDADES
MUITAS VEZES SAUDADES
EMPREGO, EMPENHO,
DIA A DIA
A CONSTRUÇÃO DO NOSSO EU
O EU PROFISIONAL
E NÃO SOMENTE
NO TRABALHO SURGEM
AMIGOS, PARCEIROS, CUMPADRES,
NA LABUTA TRANSCORRE BOA PARTE DA NOSSA HISTORIA
GOTA A GOTA
OLHOS MAREJADOS DE EMOÇÃO,
ROSTO BANHADO DE SUOR,
DIA A DIA,
CONSTRUINDO...
HISTORIA
VIDA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário